INSCRIÇÕES ABERTAS
Robótica Codificada: Introdução à Programação Visual
DURAÇÃO:
20 HORAS
20 HORAS
MODALIDADE
AUTOINSTRUCIONAL
AUTOINSTRUCIONAL
ACESSO
ILIMITADO
ILIMITADO
CERTIFICADO
100% GRATUITO
100% GRATUITO
MATERIAL DE APOIO:
VÍDEO-AULAS, FÓRUM, ATIVIDADES AVALIATIVAS
VÍDEO-AULAS, FÓRUM, ATIVIDADES AVALIATIVAS
A formação introdutória em programação de dispositivos digitais tem como objetivo desenvolver competências e habilidades técnicas para realizar projetos que articulam conhecimentos da programação visual e artefatos robóticos, criando oportunidades de integração e aplicação dos conteúdos teóricos da base propedêutica.
As atividades propostas apresentam os principais componentes eletrônicos utilizados em projetos educacionais bem como uma linguagem de programação visual que facilita a construção de artefatos e projetos voltados para diversas situações de ensino-aprendizagem.
Este curso foi concebido pelos responsáveis dos cursos de Programação de Jogos Digitais do Núcleo Avançado em Educação – NAVE, programa de ensino médio integrado gerido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco. O NAVE é um espaço de criação e experimentação de metodologias pedagógicas, disseminadas para redes públicas de todo o país por meio da formação de educadores e de publicações digitais distribuídas gratuitamente.
O que irei aprender durante o curso?
- Conhecer o que é programação de dispositivos e robótica educacional
- Incorporar projetos de robótica educacional nas práticas pedagógicas
- Tornar os artefatos robóticos mais dinâmicos e menos previsíveis
- Aplicar estruturas de decisão para gerar diferentes contextos de utilização para os artefatos robóticos
- Aplicar estruturas de repetição para otimizar tarefas dos artefatos robóticos
Quais etapas da Educação Básica este curso atende?
O curso apoia professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Quais são os requisitos?
Conectividade para acesso à plataforma de aprendizagem e às ferramentas on-line abordadas.
Conteúdo
Módulo 1: Introdução à Programação
- Definir o que é programação de dispositivos e pensamento computacional
- Identificar o que é robótica e seus principais componentes eletrônicos
- Conhecer o ambiente de trabalho para desenvolvimento de projetos de robótica
- Demonstrar a programação de um circuito de exemplo: "LED piscando"
Módulo 2: Projeto Semáforo - Variáveis
- Compreender o que são e para que servem as variáveis no contexto da programação
- Empregar o uso da aleatoriedade para deixar os artefatos menos previsíveis
- Demonstrar estruturas sequenciais com variáveis no projeto: "Semáforo"
Módulo 3: Projeto Luminária Inteligente - Estruturas de Decisão
- Identificar o que são, para que servem e como utilizar as estruturas de decisão (if-else) em um programa
- Conhecer identificadores de comparação e lógicos
- Demonstrar estruturas de decisão no projeto: "Luminária inteligente"
Módulo 4: Projeto Caixa de Som - Estruturas de Repetição
- Identificar o que são, para que servem e como utilizar as estruturas de repetição (while e for) em um programa
- Demonstrar estruturas de repetição no projeto: "Caixa de som"
Créditos da imagem: Luciola Villela
Apoio:
Criado por:
DURAÇÃO:
20 HORAS
20 HORAS
MODALIDADE
AUTOINSTRUCIONAL
AUTOINSTRUCIONAL
ACESSO
ILIMITADO
ILIMITADO
CERTIFICADO
100% GRATUITO
100% GRATUITO
MATERIAL DE APOIO:
VÍDEO-AULAS, FÓRUM, ATIVIDADES AVALIATIVAS
VÍDEO-AULAS, FÓRUM, ATIVIDADES AVALIATIVAS
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