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AGUARDE
Robótica Codificada: Introdução à Programação Visual
VAGAS ESGOTADAS
Duração DURAÇÃO:
20 HORAS
Modalidade MODALIDADE
AUTOINSTRUCIONAL
Acesso ilimitado ACESSO
ILIMITADO
Certificado CERTIFICADO
100% GRATUITO
Vídeos e materiais de apoio MATERIAL DE APOIO:
VÍDEO-AULAS, FÓRUM, ATIVIDADES AVALIATIVAS
A formação introdutória em programação de dispositivos digitais tem como objetivo desenvolver competências e habilidades técnicas para realizar projetos que articulam conhecimentos da programação visual e artefatos robóticos, criando oportunidades de integração e aplicação dos conteúdos teóricos da base propedêutica.

As atividades propostas apresentam os principais componentes eletrônicos utilizados em projetos educacionais bem como uma linguagem de programação visual que facilita a construção de artefatos e projetos voltados para diversas situações de ensino-aprendizagem.

Este curso foi concebido pelos responsáveis dos cursos de Programação de Jogos Digitais do Núcleo Avançado em Educação – NAVE, programa de ensino médio integrado gerido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco. O NAVE é um espaço de criação e experimentação de metodologias pedagógicas, disseminadas para redes públicas de todo o país por meio da formação de educadores e de publicações digitais distribuídas gratuitamente.

O que irei aprender durante o curso?
  • Conhecer o que é programação de dispositivos e robótica educacional
  • Incorporar projetos de robótica educacional nas práticas pedagógicas
  • Tornar os artefatos robóticos mais dinâmicos e menos previsíveis
  • Aplicar estruturas de decisão para gerar diferentes contextos de utilização para os artefatos robóticos
  • Aplicar estruturas de repetição para otimizar tarefas dos artefatos robóticos 

Quais etapas da Educação Básica este curso atende?
O curso apoia professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Quais são os requisitos?
Conectividade para acesso à plataforma de aprendizagem e às ferramentas on-line abordadas.

Conteúdo
Módulo 1: Introdução à Programação
  • Definir o que é programação de dispositivos e pensamento computacional
  • Identificar o que é robótica e seus principais componentes eletrônicos
  • Conhecer o ambiente de trabalho para desenvolvimento de projetos de robótica
  • Demonstrar a programação de um circuito de exemplo: "LED piscando"

Módulo 2: Projeto Semáforo - Variáveis 
  • Compreender o que são e para que servem as variáveis no contexto da programação
  • Empregar o uso da aleatoriedade para deixar os artefatos menos previsíveis
  • Demonstrar estruturas sequenciais com variáveis no projeto: "Semáforo"

Módulo 3: Projeto Luminária Inteligente - Estruturas de Decisão
  • Identificar o que são, para que servem e como utilizar as estruturas de decisão (if-else) em um programa
  • Conhecer identificadores de comparação e lógicos
  • Demonstrar estruturas de decisão no projeto: "Luminária inteligente"

Módulo 4: Projeto Caixa de Som - Estruturas de Repetição
  • Identificar o que são, para que servem e como utilizar as estruturas de repetição (while e for) em um programa 
  • Demonstrar estruturas de repetição no projeto: "Caixa de som"



Créditos da imagem: Luciola Villela
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