Somos uma plataforma de conteúdos feitos por educadores que compartilham o desejo de transformar desafios em oportunidades, ideias em construções e projetos em realidade.
Enxergamos a cultura digital como eixo integrador de experiências capazes de enriquecer, simultaneamente, o desenvolvimento profissional docente e as aprendizagens dos nossos estudantes, favorecendo a criação de mundos simbólicos, a resolução de problemas, o exercício da curiosidade e a produção de conhecimentos.
Na plataforma Órbita – Trajetórias Educacionais, uma iniciativa cocriada pelo Instituto Oi Futuro e pelo British Council em 2022, temos o propósito de concretizar essas possibilidades por meio de formações gratuitas que dialogam com os desafios do nosso tempo e apoiam caminhos voltados ao pleno desenvolvimento dos estudantes.
Desde agosto de 2024, o Oi Futuro segue na gestão e realização da plataforma, fortalecendo seu compromisso com a inovação educacional e com a formação continuada de educadores em todas as redes de ensino do país.
Nossos princípios:
A Plataforma Órbita...
- Está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC - Formação Continuada).
Os cursos buscam atender às principais demandas dos professores relacionadas às aprendizagens essenciais, competências e habilidades previstas pela BNCC em consonância com as diretrizes curriculares da BNC - Formação Continuada, reunindo conhecimento, prática e engajamento profissional.
- Fortalece usos criativos, críticos e cooperativos das múltiplas linguagens da cultura digital.
Nossos cursos apoiam a materialização de possibilidades pedagógicas vinculadas à cultura digital e aos multiletramentos que anuncia, considerando a aprendizagem contínua dos estudantes e a construção de seus projetos de vida.
- Prioriza metodologias ativas que integram o currículo à tecnologia.
O processo de formação continuada propõe e consolida metodologias ativas e práticas mão-na-massa que valorizem a integração de componentes curriculares e áreas do conhecimento, adotando importantes instrumentos para equacionar e resolver problemas, testar, investigar, descobrir e aprender.